Soneca na escola? Até quando é importante?

Soneca na escola? Até quando é importante?

Soneca na escola? Até quando é importante?

Alguns acham que a criança pequena que vai para a escola deve dormir o quanto ela quiser. Outros acham que não podem dormir de jeito nenhum, senão não “aproveitam” as atividades na escola. Afinal, qual o significado da soneca na escola?

Os bebês e crianças pequenas são muito ativos e apreciam novas experiências e brincadeiras. Por isso mesmo, nada melhor que uma soneca para recarregar as energias, revitalizar e, principalmente, consolidar as memórias afetivas.

Segundo o pediatra Dr Daniel Becker, médico do Instituto de Pediatria da UFRJ, especialista em Homeopatia e Mestre em Saúde Pública, os recém-nascidos precisam de boas sonecas logo após cada mamada e, à medida em que as crianças crescem, essas sonecas começam a ficar mais espaçadas, ocorrendo, na média, duas sonecas por dia até os três anos de idade.

Ele afirma, num estudo recente, que os momentos de sono são importantíssimos para “o bom funcionamento fisiológico da criança, do sistema hormonal e metabólico, o que colabora, inclusive, para a melhora da imunidade”. O médico explica que as sonecas também favorecem “a cristalização, a consolidação das memórias afetivas”, isto é, aquilo que “absorvemos, as vivências que temos  no dia a dia, principalmente  as experiências positivas e felizes”, como explorar a lama no parque, abraçar um colega quando entra em sala, retribuir um sorriso da monitora que  aguarda na entrada do Colégio, experimentar o almoço gostoso da nossa escola, escutar o incentivo carinhoso durante a realização de um desafio, provar as amoras no parque, entre outros  pequenos eventos da rotina vivenciada. Na soneca, esses momentos de felicidade e de contentamento são incorporados à personalidade de cada criança, tornando-as mais felizes e dispostas.

Aqui no Colégio, o sono durante o dia não é obrigatório, é recomendável. Prevemos horários para essa prática em nossa rotina, mas, visando ao bem-estar da criança, até os 3 anos de idade a soneca pode acontecer sempre que houver necessidade. Buscamos sempre alternativas que respeitem as necessidades dos bebês e crianças pequenas, a fim de que possam, então, aproveitar todas as propostas educativas. É bom salientar, entretanto, que essas sonecas não podem se estender por longos períodos. Aqui, a soneca dura até cinquenta minutos. Parece pouco? Parece muito? O fato é que esses minutos costumam fazer muita diferença na rotina da criança.

Ah, o Dr Daniel Becker também orienta os adultos a tirar uma soneca após o almoço. Talvez seja por isso que ainda aprecio essa prática, realizada só nos fins de semana, mas que também garantem lembranças de momentos felizes.

Gisele Aquino Mendes, Pedagoga especialista Em Educação Infantil e Coordenadora do Colégio Luce Prima.

Luce Prima

Luce Prima

Sem descrição. Por favor, atualize seu perfil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Encontre-nos

     

    Rua José Augusto dos Santos, 145 – Floradas São José (Jd. Satélite) São José dos Campos – São Paulo

Entre em contato

    (12) 3939-2347
    (12) 3931-2690

    secretaria@luceprima.com.br