Explorar, brincar, descobrir e aprender.

Explorar, brincar, descobrir e aprender.

Explorar, brincar, descobrir e aprender.

Como a matemática está presente nas aprendizagens dos bebês e crianças bem pequenas?

Uma das primeiras ações realizadas pelos bebês e crianças bem pequenas é explorar os objetos, questionando-se sobre suas propriedades: pegar, atirar, derrubar, morder, apertar, levar à boca.

Esse interesse apaixonado em investigar os objetos de nosso dia a dia faz dos bebês e crianças pequenas “minipesquisadores”, por exemplo, de nossos utensílios de cozinha armazenados atrás das portas e gavetas. Locais como esses são espaços de exploração muitas vezes mais atraentes do que o brinquedo caro que compramos para os pequenos.

Quando os bebês e crianças pequenas manipulam, exploram e testam esses objetos, começam a descobrir suas propriedades e a classificá-los de acordo com suas características:  texturas, cores, cheiros, sabores, temperaturas, tamanhos e formas.

Em nosso Colégio temos um espaço chamado Território da luz e dos espelhos. Nesse ambiente, temos também o Museu das Cores, com objetos do nosso dia a dia, organizados por cores e nuances. Diariamente, as professoras preparam contextos de exploração e observam as descobertas, os processos de pensamento e as aprendizagens ali construídas.

Durante a proposta, as crianças exploram e investigam sozinhas e com os outros, são construtoras de seus projetos, são capazes de formular hipóteses, lidam com problemas e dúvidas diversas que surgem a partir das ações com os objetos e interação com os pares.

Também nesse espaço, fortalecem a sua autonomia, têm oportunidade de desenvolver e ampliar o raciocínio lógico, as noções de espaço, de quantidades, as percepções de relações e transformações dos objetos e materiais.

Planejamos, com todo o cuidado, espaços e intervenções que possibilitem problematizações e promovam o desenvolvimento do conhecimento a partir de experiências cognitivas, sociais e emocionais.

Gisele Aquino Mendes, Pedagoga especialista Em Educação Infantil e Coordenadora do Colégio Luce Prima.

Luce Prima

Luce Prima

Sem descrição. Por favor, atualize seu perfil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Encontre-nos

     

    Rua José Augusto dos Santos, 145 – Floradas São José (Jd. Satélite) São José dos Campos – São Paulo

Entre em contato

    (12) 3939-2347
    (12) 3931-2690

    secretaria@luceprima.com.br